Cirurgia   Vascular 

É a parte cirúrgica no tratamento das doenças dos vasos do organismo humano.

As cirurgias mais comuns são:

-Varizes (tratamento cirúrgico de  )
-Aneurismas de Artérias e Veias
-Amputações   
-Hemangiomas
-Revascularizações "pontes de safena"
-Cirurgias de Linfedema (elefantíase)
-Fístulas para hemodiálise
-Procedimentos Endovasculares
-Etc.
LEMBRAR QUE NORMALMENTE NÃO OPERAMOS O CORAÇÃO NEM DENTRO DA CABEÇA.

Volta

Varizes - são veias dilatadas e tortuosas normalmente em pernas e coxas que em sua grande maioria são hereditária e de tratamento cirúrgico.

Aneurismas - são dilatações segmentares acima de 50% do diâmetro normal, encontradas principalmente nas artérias, mas também podem ocorrer em veias . Na cirurgia se retira-se o segmento aneurismático, pois esta dilatação  pode romper, mandar coágulos, entupir, etc. Normalmente esta parte da circulação é substituida por protese ou veias veias safenas.

Amputações - são as ressecções de membros ou parte deles,  por: gangrena, trauma (acidente), tumores, etc.

Hemangionas - são malformações vasculares que por motivo estético, funcional ou disturbios hemorrágicos, algumas vezes devem ser ressecadas.

Revascularização - são as pontes de safena, outras veias do corpo ou substitutos sintéticos que tem como função levar sangue até um local onde por algum motivo tem uma deficiencia de aporte sanguineo.

Cirurgias de Linfedema - são cirurgias, em sua maioria plásticas, que tem como objetivo a melhora estética ou funcional do membro com linfedema (elefantíase).

Fístulas para Hemodiálise - são ligações propositais de artérias com veias (geralmente do braço) para que o paciente possa fazer hemodiálise com segurança e conforto.

Procedimentos Endovasculares - são os procedimentos realizados pelo cateterismo que vão desde uma simples arteriografia para diagnóstico até as endoproteses de aorta para a cura de aneurisma. A cirurgia endovascular mais conhecida e comentada é a colocação de stents pós angioplastia para melhorar a circulação deficitária de um seguimento.

Volta