Volta

Exame vascular

 O exame angiológico é dividido em:

- Exame físico - é considerado o mais importante, onde junto com um bom interrogatório (anamnese) se faz o diagnóstico da maioria das patologias vasculares, ele se divide em:

    INSPEÇÃO: normalmente nesta parte do exame se observa cor e aspecto da pele, massas pulsáteis, anomalias em unhas, pelos e deambulação, diminuição ou aumento do volume, visualização de varizes, etc.

    PALPAÇÃO: observa-se a temperatura, pulsos, elasticidade da pele, frêmitos, sopros, etc.

    PERCUSSÃO: onde se observa principalmente a extensão da insuficiência das veias.

    AUSCULTA: grande parte dos diagnósticos podem ser feitos com a ausculta, como: sopros em carótidas, femorais, aorta abdominal, etc.

    MANOBRAS: é a união de dois ou mais dos anteriores juntando-se algumas vezes movimento do membro para elucidar ainda mais o diagnóstico.

 

    - Exames Complementares - são aqueles usados para confirmar o diagnóstico presumido no exame físico. Exemplos:

    LABORATÓRIO DE ANÁLISES E ANATOMO-PATOLÓGICO: servem para confirmação diagnóstica de arterites por reumatismo (auto-imunes), cultura para tratamento de feridas, anatomo-patológico para câncer, tumores, livedo reticular, verificação de anemia, aumento de colesterol, etc

    LABORATÓRIO DE FLUXO: nele se mede as variações de fluxo num determinado segmento de artéria e/ou veia exemplos: doppler ultra-som (simples ou c/ registro gráfico), ecodoppler (duplex scan), pletismografia, etc.

    RADIOLOGIA VASCULAR: é quando se usa um aparelho que emite Rx no estudo das artérias, veias ou linfáticos. Os mais conhecidos são: flebografia, aortografia translombar, linfografia e o cateterismo (angiografia).

    RESSONÂNCIA MAGNÉTICA: - angiorressonância cada dia usa-se mais a RM pela boa qualidade e baixo risco de complicações.

    TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA: -angiotomografia muito utilizada atualmente principalmente para planejamento de endoproteses de aorta.

    ULTRASSOM SIMPLES: ainda muito usado na busca de aneurismas e investigação rápida de carótidas em locais sem acesso ao Duplex.

EM BREVE COLOCAREMOS FOTOS ILUSTRATIVAS DOS EXAMES

Volta